HOME Notícias

Notícias

 

Orientação Profissional

No dia 16/09/2022 (sexta-feira), no Colégio Salesiano Carmo Ananindeua aconteceu a Orientação Profissional, a qual tem o objetivo de instruir, bem como esclarecer as dúvidas dos alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, e ajudá-los a identificar suas afinidades de acordo com as áreas de conhecimento.

 

O evento contou com a participação da repórter Flávia Sepêda, com o arquiteto e urbanista Rodrigo Vinhorque, com a cirurgiâ-dentista Jamilly Carvalho e com o Juiz de direito da Comarca e Eleitoral Waltencir Gonçalves, os quais representaram as áreas de Linguagem, Exatas, Saúde e Humanas, respectivamente.

 

Vale ressaltar que, a orientação profissional tem um papel fundamental na vida escolar dos discentes, haja vista que não serve apenas para se ter uma direção sobre o campo profissional a seguir, mas também como uma oportunidade de autoconhecimento, de alinhamento entre habilidades, características pessoais e profissão, o significado do trabalho para o ser humano e projeto de vida.

 

O aluno Érike Murilo que cursa o 1º ano do Ensino Médio acrescentou: “Eu achei muito legal ouvir essa conversa bem de perto com os profissionais de algumas áreas e vê eles contando a sua trajetória de quando estavam no ensino médio. E esse encontro, apesar de eu ainda estar indeciso, me abriu mais os olhos em áreas que eu não tinha conhecimento”.

 

Diante disso, é oportuno ressaltar que essa abordagem pedagógica tem uma natureza mais prática, interativa e inclusiva. O que incentiva os estudantes a aprenderem de forma colaborativa, além disso os professores buscam avançar em vários aspectos, principalmente no que diz respeito à relação e interação com discentes, bem como nos métodos e estratégias didáticas para aprendizagens mais significativas.